Conheça a Revista Ponte

MISSÃO: 

 

Acreditamos na força civilizatória da educação e no potencial da pesquisa acadêmica. E acreditamos também no enorme abismo que existe entre essas duas instituições. Por isso, a missão da Revista Ponte é aproximar a escola e a universidade por meio da divulgação científica nas áreas da educação e de seus saberes transversais: ciência, cultura e desenvolvimento humano. A cada edição, a Ponte convida especialistas e acadêmicos dispostos a debater a educação a partir da abordagem científica em suas vertentes teórica, estatística e analítica, oferecendo aos educadores, estudantes, gestores e famílias conhecimentos e ferramentas necessárias à vivência de um processo educativo mais pleno, integral e satisfatório para toda a comunidade educacional. 

 

O nosso trabalho é para quem leciona, é para quem estuda, é para quem gerencia ou empreende no setor educativo, é para os curiosos e, acima de tudo, é para quem acredita na urgência de promover um conhecimento baseado em um debate especializado, que compreenda a educação como uma parte da grande teia humana de que é feita a sociedade. 

 

Com uma versão digital, a Revista Ponte pode ser lida de qualquer lugar, a qualquer hora, no seu tempo e no seu espaço. Além disso, as nossas leitoras e leitores têm lugar garantido na revista: contamos com um sistema de gerenciamento de conteúdo capaz de trazer para um só periódico os pensamentos e reflexões de pessoas do Brasil e do mundo. Por isso, contamos também com você para fazer parte da nossa missão! Participe da Ponte! Seja Ponte!

 

 

OBJETIVOS: 

 

Promover uma abordagem multidisciplinar com especialistas que debatam a relação entre a educação e os diversos temas e problemas relevantes para a realidade cultural brasileira de acordo com as respectivas áreas que compõem a linha transversal da revista (cultura, ciência e desenvolvimento humano).

Nesse sentido, os objetivos da revista são: 

a) levar para dentro dos espaços escolares (formais ou não, e para as famílias também) os debates que a escola, por impossibilidade ou negligência, não dá conta de desenvolver;

b) publicar conteúdos que, na medida do possível, estejam assentados em dados científicos, a fim de construir mais visibilidade para a produção acadêmica e dar informação de qualidade aos leitores e leitoras;

c) construir pontes e respostas a problemas urgentes da cultura humana em suas dimensões local e global e em sua estreita relação com os vários agentes da educação;

d) promover a atualização científica dos profissionais da educação;

e) dar acesso às formações em Educação Humanizada, um dos pilares da Revista Ponte;

f) Ser uma plataforma de aprendizagem contínua para todos os agentes do ensino.

 

VISÃO: Ser referência na divulgação científica para o setor educativo. 

 

VALORES:

Conhecimento qualificado.

Transformação social. 

Protagonismo científico.

Aprendizagem contínua.

Relevância. 

Expertise.

Aprendizagem transversal.

Multidisciplinaridade.

Cidadania global. 

 

PROPÓSITO: Construir comunidades escolares conectadas pela ciência e pela produção de conhecimento significativo, humano e emancipatório.