Estudantes adolescentes que levantam as

JUNHO/JULHO

A Ponte oferece cursos, oficinas e eventos ideais para a sua formação profissional.

Veja o que temos para este mês:

Banner Mapas mentais.png

Mapas mentais na educação

com Liliane Rezende (Universidade Nacional de Rosário, Argentina/UEMG)

 

EMENTA:

Os mapas mentais têm sido uma ferramenta muito utilizada por professoras e professores que buscam um ensino significativo e dinâmico. Mas como usar os mapas mentais? Como criá-los? Quais são os melhores contextos e momentos para usar essa ferramenta. Como avaliar a partir de mapas mentais? Estas e outras perguntas serão respondidas neste curso com a professora Liliane Rezende (Universidade Nacional de Rosário, Argentina).

 

A professora Liliane é especialista em educação matemática e tem publicado artigos sobre mapas mentais na Revista Ponte, no Porvir e na Fundação Telefônica Vivo.

 

PÚBLICO-ALVO:

Professores/as, coordenadores/as e diretores/as de instituições de Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de Pedagogia, Licenciaturas e áreas correlatas.

 

OBJETIVO:

O curso visa fornecer aos participantes os subsídios necessários para se apropriar da técnica dos mapas mentais e aplicá-los na educação.

 

DATAS E DURAÇÃO:

24 e 31 de julho, de 9h às 11h.

Carga horária: 6hs.

 

PLATAFORMA: Google Meet

 

CERTIFICAÇÃO: 75% aulas + atividades.

 

MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA ABERTURA DE TURMA: 30 alunos.

 

INVESTIMENTO: 49,90.

 

MÍNIMO DE INSCRITOS/AS PARA O CURSO: 30

 

DIFERENCIAIS DESTE CURSO:

  1. Encontros síncronos: todas as aulas são encontros ao vivo com troca de informação, tira-dúvida e muita interação.

  2. Mão na massa: as aulas serão práticas, criando espaços para que os professores exercitem o aprendizado.

  3. Devolutiva: as atividades solicitadas em aula serão objeto de uma devolutiva, em que os professores da educação básica receberão um feedback para aprimoramento do trabalho com os mapas mentais.

  4. Formação com especialistas: a professora Liliane é especialista em formação de professores, com trabalhos publicados em diversos portais educacionais, bem como cursos e minicursos sobre tecnologia e educação ministrados ao longo da pandemia.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES:

Serão solicitadas algumas atividades ao longo do curso. Os participantes devem concluir no mínimo 75% da frequência e 60% de aproveitamento nas atividades solicitadas. Para todos os encontros, separar materiais como folhas sem pauta e canetas coloridas.

 

 

 

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM:

 

ENCONTRO 1:

Elaborando mapas mentais digitais e analógicos.

Descobrindo a potência da utilização de mapas mentais. 

 

ENCONTRO 2: Utilização de mapas mentais na educação.

Mapas mentais como metodologias ativas na educação.

 

 

 

 

Sobre Liliane Rezende:

Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestre em Matemática pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2013). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas e leciona as disciplinas de Cálculo Diferencial Integral I, Fundamentos de Álgebra y Aritmética e Cálculo Diferencial Integral III (EAD) no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG - Ibirité. É professora concursada na PBH e atua com o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência na Educação Infantil, em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos. Atua em linhas de pesquisa sobre Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e formação inicial e continuada de professores. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE/UEMG, membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência LEDOC-UEMG e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Formação Tecnológica e Matemática Cotidiana.

 

 

********

 

Obrigado por humanizar a Educação conosco!

Treinamentos Revista Ponte