Leia a edição atual da Revista Ponte

Revista Ponte, Vol. 2/Núm.8/2022
 
A edição de janeiro/fevereiro/março já está on-line. Veja as novidades!
 

ARTIGOS:

 

A professora e pesquisadora Liliane Rezende apresenta, no artigo "Personalização do ensino: possibilidade ou impossibilidade?", o conceito da personalização do ensino, um modelo pedagógico que torna o processo educacional mais pessoal, e discute as dificuldades e possibilidades de se aplicar tal modelo no Brasil.

No artigo "Do letramento literário ao crítico: um só vive com o outro", a professora e pesquisadora Marriene Silva argumenta em defesa da necessidade de articulação entre letramento literário e letramento crítico (LC). Visando à formação do pensamento crítico e à conscientização e empoderamento do sujeito-cidadão, as práticas de LC devem pautar o trabalho com o texto literário em sala de aula. Com essa tese, a autora destaca o potencial da literatura como possível catalisadora de transformações sociais.

Em "Volta às aulas pós-pandemia: o passaporte vacinal pode ser uma exigência?", a advogada educacional Ana Amélia Ribeiro discute a exigência do passaporte vacinal como uma possível medida restritiva no retorno às atividades escolares presenciais, após um longo período de regime remoto emergencial decorrente da pandemia da Covid-19.