Criar pontes entre a universidade e a escola

Carta aberta da Revista Ponte às/aos leitoras/es


Fonte: Wix.


Caras amigas, caros amigos!


Somos um projeto novo e, por isso, estamos apenas começando uma missão que será longa e complexa: (re)aproximar a escola e a universidade; fazer da produção científica um conjunto de conhecimentos que respondam às necessidades da educação; atualizar professores/as e gestores/as de ensino sobre as novidades do mundo acadêmico; humanizar os processos educativos formais e não formais.


É muito trabalho!


A Revista Ponte será lançada no dia 23 de fevereiro às 18 horas (horário de Brasília), ao vivo no nosso canal do Youtube, e contará com a presença da professora Liliane Rezende, coordenadora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Minas Gerais e fundadora do projeto Matemáticas Sem Barreiras.


Falaremos sobre como a divulgação científica pode transformar a educação e, nesse debate, buscaremos entender as razões pelas quais essas duas instituições (universidade e educação básica) são tão afastadas entre si. Muitos são os motivos, alguns mais óbvios e outros, menos.


Para já, e em nome de toda a equipe da Revista Ponte, eu agradeço a cada um e a cada uma de vocês pelo apoio, pela partilha, pela confiança num trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2018 por meio do projeto Educação Humanizada.


Após estes poucos (mas intensos) anos de caminhada, descobri o quanto a escola reproduz mitos, oprime sonhos e desumaniza pessoas em função de certos fetiches e de manter viva a máquina do capitalismo (em cuja estrutura uma grande massa precisa aprender a pensar pouco e produzir muito). Lutaremos contra isso e, nesta luta, as nossas armas serão a palavra, a ciência e a certeza de que a escola pode ser um espaço ainda melhor, ainda mais edificante, ainda mais construtivo.


Se você está lendo esta carta aberta, receba o meu especial agradecimento: obrigado por humanizar a educação conosco!


Aproveito para fazer um convite a cada um/a de vocês: assinem a Revista Ponte. O projeto só poderá alcançar os seus objetivos por meio da contribuição de todos. Para conhecer os planos de assinatura e respectivos benefícios, clique aqui.


Um abraço fraterno,



Equipe Ponte