Como ser professor/a e leitor/a em tempos de pandemia?

Você já pensou em ser um professor-leitor? A pandemia revelou a necessidade de ler mais e com qualidade, sobretudo entre os agentes da Educação Básica. Neste artigo indicamos livros, cursos e outros materiais para aprendizagem.





A pandemia da COVID-19 fez emergir uma série de problemas no campo da educação, deste a desigualdade social no acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação até a necessidade de atualização por parte de professores, muitos dos quais presenciaram a abissalidade de conhecimento que os cercava antes da pandemia. Tal cenário fez com que um outro debate surgisse: os problemas da leitura (ou a ausência dela) na formação continuada de professores.


Sabemos que, no campo da educação, a leitura é uma ferramenta indispensável ao trabalho de professores e professoras, até porque a pessoa que ensina também está em constante processo de aprendizagem. Contudo, o acúmulo de tarefas e a pressão do trabalho no contexto do ensino remoto gera um desgaste tal que, nestes tempos pandêmicos, a leitura tem sido cada vez mais relegada às margens das nossas preocupações.


Por isso, a Biblioteca da Ponte traz uma seleção de conteúdos, cursos on-line e principalmente livros para educadores e educadoras que desejam atualizar o conhecimento, aprender novas habilidades ou mesmo viajar por outros universos ficcionais (e assim descansar um pouco dessa longa ficção chamada vida real).


Veja algumas possibilidades de leitura:


1. Tecnologias Ditiais da Informação e Comunicação: trata-se de um tema imprescindível às novas demandas tecnológicas do ensino híbrido e remoto. Se você deseja atualizar os seus conhecimentos para dar boas aulas on-line, consulte esses títulos.


2. Pedagogia e didática: aqui você encontra títulos em torno dos debates mais clássicos e atemporais da educação. Seja para revisar ou para atualizar saberes, sempre vale a pena voltar a autores como Paulo Freire.


3. Metodologias ativas: o ensino tradicional já não faz sentido. Hoje, muitos educadores têm buscado formas de fazer com que o aluno seja protagonista de sua própria aprendizagem. Se você quer saber como fazer isso em sua sala de aula, conheça estes materiais e cursos sobre metodologias ativas.


4. BNCC 2021: A BNCC mudou muito e, com ela, o futuro da educação também será diferente. Por isso, as pessoas que trabalham com a educação devem passar por algumas atualizações e formações, a fim de aplicar as novas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum. Veja aqui os livros e conteúdos para entender melhor como funcionará a BNCC.


5. Revista Ponte: você sabia que a Ponte também é uma fonte de formação para os/as agentes da educação básica? Aqui você encontra uma série de materiais de divulgação e atualização científica para a educação. Com textos cursos e relevantes, em 5 ou 6 minutos você pode fazer uma leitura transformadora para a sua prática educacional. Leia mais artigos da Revista Ponte aqui e descubra o que a ciência tem a oferecer à educação básica, conecte-se com pesquisadores do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa. Descubra um mundo de conhecimentos e saberes disponíveis na Revista Ponte.


Boas leituras!



Este artigo foi importante para a sua reflexão? Então ajude a Revista Ponte a manter este projeto e conheça o nosso projeto de financiamento coletivo no Catarse.



revistaponte.org